Ouvidoria

Prezado (a)  usuário (a) dos serviços de saneamento,

A Ouvidoria da ARES-PCJ é o órgão responsável pelo relacionamento entre a Agência Reguladora PCJ e os usuários, prestadores dos serviços de saneamento e a comunidade. É um canal direto em que o usuário pode enviar sua manifestação (reclamação, denúncia, sugestão e elogio) quando não conseguir ter suas solicitações atendidas pelos prestadores dos serviços de água e esgoto e resíduos sólidos nos municípios associados e conveniados, ou ainda elogiar as boas práticas e adequada prestação dos serviços. 

Assim, sua reclamação, denúncia, sugestão e elogio deve ser registrada antes junto aos serviços de atendimento ao cliente de cada um dos prestadores de serviços (para ver como entrar em contato com o prestador de serviços de seu município, CLIQUE AQUI). No ato do atendimento, você deve pedir um número de protocolo, registro de atendimento ou ordem de serviço, que será usado para acompanhar e comprovar sua solicitação. Nos casos em que esse contato não for satisfatório, ainda, é recomendado contatar a Ouvidoria do próprio órgão, quando houver.
A Ouvidoria da ARES-PCJ deverá ser acionada depois, somente quando o prestador não resolver o problema ou não atender satisfatoriamente à solicitação. O fornecimento do protocolo é imprescindível para a localização do chamado inicial e obrigatório para o registro da solicitação em nossa Ouvidoria. A partir do contato, a Ouvidoria da ARES-PCJ encaminhará a manifestação (reclamação, denúncia, sugestão e elogio) ao prestador de serviço e atuará como facilitadora da solução do conflito, tomando as providências cabíveis de acordo com resolução específica sobre o tema.

 

PARA REGISTRAR SUA MANIFESTAÇÃO, CLIQUE AQUI. 

(Antes de registrar, LEIA AQUI as instruções de preenchimento).

 

PARA ACOMPANHAR SUA MANIFESTAÇÃO, CLIQUE AQUI, DIGITANDO O NÚMERO DO PROTOCOLO DA MANIFESTAÇÃO.

 

PRAZOS

O prazo normativo de reposta do prestador de serviço para a Agência Reguladora é de 10 DIAS ÚTEIS, conforme art. 3º da Resolução ARES-PCJ nº 49/2014, podendo este prazo ser prorrogado por mais 5 DIAS ÚTEIS.
O prazo que a Ouvidoria da Agência Reguladora utiliza para a reposta final ao usuário é de até 30 DIAS, conforme Lei Federal 13.460/2017.

 

CANAIS DE CONTATO

Telefone Sede:  19 3471-5100

Ouvidoria: 0800 77 11445 (não recebe ligações de celular)

E-mail: ouvidoria@arespcj.com.br

WhatsApp: 19 99954-2370
Formulário eletrônico para registro da manifestação: https://arespcj.omd.com.br/arespcj/externo/cadastro.do

 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda-feira a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00.

 

RELATÓRIOS DE ATIVIDADES DE OUVIDORIA

O relatório de atividades de Ouvidoria referente ao ano de 2023 está disponível no link

Os relatórios de atividades da Ouvidoria da ARES-PCJ dos anos anteriores estão inseridos nos Relatórios Anuais de Gestão da ARES-PCJ (capítulo Ouvidoria). O acesso pode ser feito no link.
A Ouvidoria ainda produz relatórios de atividades específicos para cada município associado por ocasião da apresentação de proposta de reajuste dos valores das tarifas de água, esgoto e dos demais preços públicos. Tais relatórios estão presentes nos documentos denominados pareceres tarifários, disponíveis no link.
Como mecanismo de transparência, os relatórios de atividades com as informações de cada município são encaminhados aos gestores (prefeitos e dirigentes dos serviços de saneamento) e também apresentados durante as reuniões dos Conselhos de Regulação e Controle Social de cada município associado. 

 

CARTA DE SERVIÇOS

A Carta de Serviço ao usuário da ARES-PCJ tem como objetivo informar ao cidadão os serviços disponíveis. O documento está disponível na página principal da ARES-PCJ e pode ser acessado no link.

A Carta de Serviço também está disponível nas imagens abaixo:


 

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Entre abril e junho de 2022 a ARES-PCJ realizou a terceira pesquisa de satisfação sobre a qualidade da prestação dos serviços de saneamento junto aos usuários desses serviços (água, esgoto e resíduos sólidos urbanos) nos 61 municípios associados à Agência na época da contratação da pesquisa. Os relatórios individuais por município, incluindo gráficos evolutivos em relação às pesquisas realizadas em anos anteriores, estão disponíveis no site da ARES-PCJ, no endereço: https://www.arespcj.com.br/conteudo/pesquisa-de-satisfacao