Rede de Aprendizagem do ProEESA tem encontro e treinamento prático

A Rede de Aprendizagem do ProEESA (Projeto de Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água) inicia nesta semana os treinamentos práticos para os participantes do projeto. A primeira atividade será realizada na sexta-feira (25), em Indaiatuba, com participação do SAAE do município e da SANEBAVI, de Vinhedo. Na quinta-feira (24) também ocorre encontro de todos os participantes, em Atibaia.

Os treinamentos práticos serão realizados até novembro, com dois municípios por vez (um anfitrião e um visitante). Trata-se de capacitações de monitoramento elétrico a serem realizadas em algum sistema do município sede, como captação, ou estação elevatória, por exemplo, a fim de fazer um diagnóstico para poder participar dos Programas de Eficiência Energética da concessionária de energia elétrica que atende o município. Além dos prestadores participantes, cada capacitação terá um analista da ARES-PCJ e um instrutor do ProEESA.

O ProEESA é realizado pelos governos de Brasil e Alemanha por meio da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), que escolheram a Agência Reguladora PCJ e seus associados para integrar a primeira Rede de Aprendizagem do projeto. Por meio de chamada pública, a ARES-PCJ selecionou 13 prestadores dos serviços de água e esgoto que participam da capacitação com o objetivo de se tornarem multiplicadores na região.

Os encontros anteriores da Rede de Aprendizagem ocorreram em Piracicaba, Araraquara, Indaiatuba, Cerquilho e Mogi Mirim, participam da rede os seguintes prestadores: SAAEC Cerquilho, SAECIL Leme, DAAE Araraquara, BRK Ambiental, DAE SBO, SAEMA Araras, SAAE Indaiatuba, SEMAE Piracicaba, DAEV Valinhos, SAAE Atibaia, SAE Louveira, SANEBAVI Vinhedo e SAAE Mogi Mirim.