Produção de fertilizante orgânico a partir do lodo de esgoto foi tema de evento promovido pela ARES-PCJ e CSJ

A Academia da ARES-PCJ, em parceria com a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), realizou no dia 18 de setembro de 2024 um evento com o tema "Produção de Fertilizante a Partir do Lodo de Esgoto". O objetivo do evento foi discutir a importância e os benefícios da transformação do lodo de esgoto em fertilizante orgânico, abordando a história, os processos envolvidos e a sustentabilidade dessa prática.

 

O evento começou com a abertura da coordenadora da Academia ARES-PCJ, Débora Faria Fonseca Francato, e do Diretor Técnico Operacional, Carlos Roberto Gravina, que destacaram a relevância do tema para o setor de saneamento básico e o compromisso da Agência em buscar soluções inovadoras para o tratamento do esgoto sanitário. Antônio Carlos dos Santos, em sua palestra, fez uma linha do tempo do município de Jundiaí, relacionando a história da cidade com o descarte de resíduos sólidos e a busca por soluções para o descarte do lodo gerado pelas ETEs e ETAs.

 

Lívia Adolfo Baldo, da Tera Ambiental, apresentou a história da empresa e a proposta de transformar o lodo em fertilizante orgânico, evitando o descarte irregular de maneira sustentável. Fernando Carvalho de Oliveira detalhou todo o processo de transformação do lodo em fertilizante, desde a captação até a entrega, destacando a evolução do projeto desde o início fazendo doações do material produzido até a evolução para comercialização do produto, gerando uma nova fonte de renda para os responsáveis pelo tratamento do esgoto.

 

Ao final das palestras, os participantes visitaram o local onde o lodo é tratado, observando na prática todo o processo de transformação. O evento reforçou a importância de discutir e implementar soluções sustentáveis para o descarte de lodo de esgoto, promovendo benefícios ambientais e econômicos.