NOSSAS CIDADES: RAFARD

Rafard integra a Região de Piracicaba e é conhecida por ser a terra natal de Tarsila do Amaral. Desde 2013, é associada à ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), tendo seus serviços de saneamento básico prestados pelo DAE, departamento da prefeitura do município, e regulados pela agência desde então. 
 
Água e esgoto
O DAE realiza diretamente ou por contratos as obras de construção e manutenção da estrutura dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Rafard.
 
A ARES-PCJ, consórcio público de direito público, é responsável por fiscalizar e regular o DAE, auxiliar na resolução de problemas junto ao prestador, além de definir tarifas e preços públicos de seus serviços. Em 2015, foi publicada a última Resolução  reajustando as tarifas de água e esgoto no município que definiu o valor da tarifa mínima na categoria residencial em R$ 21,25 por até 10 metros cúbicos de consumo.
 
Desde 2013, a fiscalização da prestação dos serviços da autarquia é realizada pela Agência Reguladora PCJ em Rafard. Para isso, são produzidos relatórios periódicos  que pontuam as não conformidades na prestação dos serviços e apontam recomendações para a melhoria. Desde a adesão do município, foram produzidos sete relatórios que definem melhorias a serem realizadas pelo prestador, estes são enviados ao DAE de acordo com o proposto pela Resolução ARES-PCJ nº 48.
 
Outra atividade realizada nos mais de 50 municípios  atendidos pela ARES-PCJ é a análise da qualidade da água e esgoto que, no total, soma 42 análises só em Rafard. Em relação à água, a análise pode ser básica (11 parâmetros) ou completa (87 parâmetros), medindo características como PH, cor aparente e quantidade de Ferro presente. Em 2018, sete análises básicas de água foram realizadas na cidade, além de duas análises completas de água.
 
Periodicamente, a agência também leva a cada município a Ouvidoria Itinerante, responsável por divulgar as atividades de regulação e atender o público pessoalmente em suas dúvidas, sugestões e solicitações. Em Porto Feliz, quatro visitas já foram realizadas, somando mais de 58 pessoas atendidas.