NOSSAS CIDADES: HOLAMBRA

A estância turística de Holambra, conhecida como capital das flores, onde se concentra a maior exposição de flores e plantas ornamentais de toda a América Latina, é associada à ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) desde 2015, tendo seus serviços de saneamento básico prestados pela Águas de Holambra, concessionária responsável pela gestão de água e esgoto no município, e regulada pela agência desde então. 
 
Água e esgoto
A Águas de Holambra é pertencente à holding Aegea que trabalha desde 2016 no ramo do saneamento, atuando na captação, tratamento e disposição finalde esgoto, além de coleta, tratamento e distribuição de água potável na cidade.
 
A ARES-PCJ, consórcio público de direito público, é responsável por fiscalizar e regular a Águas de Holambra, auxiliar na resolução de problemas junto ao prestador, além de definir tarifas e preços públicos de seus serviços. Nesse ano foi publicada a última Resolução reajustando as tarifas de água e esgoto no município que definiu o valor da tarifa mínima na categoria residencial em R$ 4,42 por 10 metros cúbicos de consumo.
 
Desde 2015, a fiscalização da prestação dos serviços da empresa é realizada pela Agência Reguladora PCJ em Holambra. Para isso, são produzidos relatórios periódicos que pontuam as não conformidades na prestação dos serviços e apontam recomendações para a melhoria. Desde a adesão do município, foram produzidos seis relatórios que definem melhorias a serem realizadas pelo prestador, estes são enviados à Águas de Holambrade acordo com o proposto pela Resolução ARES-PCJ nº 48.
 
Outra atividade realizada nos 58 municípios atendidos pela ARES-PCJ é a análise da qualidade da água e esgoto que, no total, soma 36 análises só em Holambra. Em relação à água, a análise pode ser básica (11 parâmetros) ou completa (87 parâmetros), medindo características como PH, cor aparente e quantidade de Ferro presente. Em 2018, nove análises básicas de água foram realizadas na cidade, além de duas referentes ao esgoto.
 
Periodicamente, a agência também leva a cada município a Ouvidoria Itinerante, responsável por divulgar as atividades de regulação e atender o público pessoalmente em suas dúvidas, sugestões e solicitações. Em Holambra, três visitas já foram realizadas, somando mais de 140 pessoas atendidas.