Mogi das Cruzes completa 465 anos

A Agência Reguladora ARES-PCJ parabeniza a cidade de Mogi das Cruzes pelos seus 465 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário em 1º de setembro, é associado à ARES-PCJ desde 2023, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo SEMAE (Serviço Municipal de Águas e Esgotos).
História do município
A história de Mogi das Cruzes é uma das mais antigas do estado de São Paulo, remontando ao início do período colonial. A região começou a ser ocupada em meados do século XVI, servindo como um importante ponto de apoio para os bandeirantes que exploravam o interior do Brasil em busca de ouro e pedras preciosas. Sua fundação oficial é datada de 1º de setembro de 1560.
O nome da cidade, "Mogi", vem do tupi e significa "rio das cobras", uma referência ao Rio Tietê que corta a região. O complemento "das Cruzes" foi adicionado posteriormente, em alusão às cruzes fincadas para marcar o caminho dos exploradores. Durante o ciclo do ouro, a cidade foi uma passagem estratégica entre São Paulo e as minas gerais.
Ao longo dos séculos, Mogi das Cruzes consolidou sua vocação agrícola, tornando-se um dos principais municípios do "Cinturão Verde" de São Paulo, com destaque para a produção de hortaliças, flores e frutas, impulsionada pela forte presença da imigração japonesa.
Hoje, Mogi das Cruzes é uma cidade dinâmica e populosa, que equilibra sua rica herança histórica e cultural com um forte desenvolvimento industrial e universitário, sendo um polo de grande relevância na Região Metropolitana de São Paulo. (Com informações da Prefeitura de Mogi das Cruzes e IBGE)