Jumirim comemora 26 anos de emancipação político-administrativa

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Jumirim pelos seus 26 anos de emancipação político-administrativa! O município, que comemora seu aniversário nessa sexta-feira (21/05), é conveniado à ARES-PCJ desde 2017, tendo os serviços de saneamento básico prestados pela prefeitura.

História

Jumirim teve seu marco inicial, no ano de 1886, com a chegada da linha férrea Sorocabana e a construção da estação. A princípio a linha deveria passar nas terras da Fazenda Jurumirim, nome que lhe foi dado em virtude da pequena cachoeira ali existente. Mas uma pequena alteração do projeto do traçado da ferrovia, mudou o local da estação para onde hoje ela está instalada, na rua Manoel Novaes. O nome Jurumirim, foi mudado para Jumirim para evitar confusão com o município de Juru-Mirim, já existente.

Em 1º de Janeiro de 1945, numa sessão solene, realizada no Cartório de Paz, que contou com a presença do então Prefeito do município de Tietê, Sr. Plínio Rodrigues de Moraes e do M. Juiz de Direito da Comarca o Sr. Djalma Pinheiro Franco, a Vila de Jumirim, foi elevada a distrito.

No dia 21 de maio de 1995, em plebiscito feito através do voto eletrônico – 1ª experiência da nova forma de votar no Estado – marcou a vitória do sonho do povo de Jumirim. Apesar da vitória a luta ainda continua e, no dia 7 de dezembro de 1995, a Assembleia, em sessão extraordinária, aprovou o Projeto de Lei nº 813, favorável à criação do município.

Em 27 de dezembro de 1995, o Governador Mário Covas sancionou a Lei nº 9330, criando o município de Jumirim.
Distrito de Tietê até 1995, Jumirim conseguiu sua tão sonhada emancipação e em janeiro de 1997, o Sr. Benedito Tadeu Fávero tomou posse como primeiro prefeito eleito pelo voto do povo.

Com um clima subtropical e topografia montanhosa, Jumirim está localizada no espigão divisor entre os Rios Tietê e Sorocaba. (Com informações da Prefeitura de Jumirim)