Diretor da ARES-PCJ representa ABAR em seminário da ABAS

O Diretor Técnico Operacional da Agência Reguladora PCJ, Carlos Roberto Gravina, em nome da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR, participou ontem, dia 22 de setembro, do XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas e do XX Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS no Expo Dom Pedro, em Campinas.

O formato do evento era bem dinâmico, onde os palestrantes e técnicos se espalhavam em um palco com quatro lado e os participantes escolhiam qual apresentação escutar.

O painel de debates em que Carlos Gravina participou abordou o tema “Promovendo uma relação harmônica entre o setor de poços com o setor de saneamento” e contou com a participação de mais quatro técnicos, são eles: Everton de Souza da CNRH; Claudio Oliveira da ABAS; Giuliano Dragone do SINDCON , Mounir Chawiche da AESBE, além da Diretora da Funasa-SP Sra. Magda Eloisa Rafaldini, que concordaram que o maior risco da área são os perfuradores clandestinos, que além de não terem a licença para perfurarem, ainda não dão continuidade no trabalho de fazendo uso de uma água sem tratamento.

Demais assuntos como “Razões e consequências do fechamento de poços no Brasil”; “O nordeste terá água até 2016? Quais as soluções?”; “Realidade e Desafios da Gestão dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ”(FIESP/CIESP); “O que aprendemos com a crise hídrica?(ANA e SANASA), entre outros, foram abordados durante os quatro dias de evento, que ocorreu entre 20 e 23 de setembro e ainda foi palco para a Feira Nacional da Água 2016, que era aberta ao público todos dias das 14h às 18h.