Corumbataí completa 194 anos de existência

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Corumbataí pelos seus 194 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário na quinta-feira (19/03), é associado à ARES-PCJ desde 2010, tendo os serviços de saneamento básico prestados Prefeitura Municipal. 

A história de Corumbataí remonta ao final do período do Brasil Colônia, quando o governador da então Província de São Paulo, Carlos Augusto Oeybhausen, concedeu a Francisco da Costa Alves, uma enorme Gleba de Terras nos Sertões do Morro Azul, a Sesmaria do Rio Corumbataí. A Fundação do Município se dá com a chegada da família dos Costa Alves e sua numerosa caravana juntamente com escravos no ano de 1826.
Em 1905 o Governo do Estado reserva uma área de 20 alqueires na margem direita do Rio Corumbataí. A área seria destinada a futura povoação e a um centro industrial e comercial do núcleo colonial “Dr. Jorge Tibiriçá”. O mandato do governador Jorge Tibiriçá, entre os anos de 1904 e 1908, teve como meta a criação de núcleos coloniais para fixação dos imigrantes estrangeiros em solo paulista, com a finalidade de aumentar a produção agrícola.
Em 17 de dezembro de 1919 o povoado de Corumbataí foi elevado à categoria de Distrito de Paz. Com o núcleo colonial prosperando, o povoado de Corumbataí crescia e novas casas foram sendo construídas. No ano de 1920 o povoado já dispunha de energia elétrica. Em 1923 a Igreja Matriz de São José foi elevada à Paróquia, pertencendo a Diocese de São Carlos.

A década de 1920 foi promissora para Corumbataí, que, além de eletricidade, já contava com clube recreativo e cinema. No final de 1938 foi inaugurado o sistema de abastecimento de água urbano.
(Com informações da Prefeitura de Corumbataí)