Bom Jesus completa 316 anos

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Bom Jesus dos Perdões pelos seus 316 anos de existência! O município, que comemorou seu aniversário no último sábado (22/05), é associado à ARES-PCJ desde 2014, tendo os serviços de saneamento básico prestados pela prefeitura.

História

A localidade servia nos primórdios de passagem para tropeiros “Rota das Bandeiras” rumo as Minas Gerais, o local era conhecido pelos nativos como AJURITIBA que em Tupi-Guarani significa: Ajuri = refúgio das aves e Tiba= colina. No final do século XVII, os colonizadores, aqui desembarcaram com suas famílias e comitivas e administraram um quinhão de terra, fazendo parte das capitanias hereditárias.

Após cerca de 150 anos de administração da geração dos familiares da fundadora, foi instituída em ata no dia 06/08/1869 a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Perdões, que passou a administrar o patrimônio deixado para o “Bom Jesus dos Perdões”. Tendo continuado o legado a localidade foi elevada à categoria de freguesia, pelo decreto-85 em 23 de abril de 1873, tornando-se paróquia/freguesia.

Em 18/02/1959, com sua emancipação política administrativa, tornou-se oficialmente um novo município do Estado do São Paulo, através da lei 5.285, com uma área de aproximadamente 120 km.

Bom Jesus dos Perdões apresenta um meio ambiente rico em águas e montanhas rochosas, esculpidas pelos ventos e pelas chuvas. Há também um marco ecológico para o município, denominado Pedra do Coração. Localizada em uma região de aproximadamente 1000 metros de altitude, defronte uma cachoeira. Rica em fauna, flora, e nascente, compondo assim um belo visual. (Com informações da Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões)