ARES-PCJ participa de seminário do ProEESA em Brasília

O diretor técnico operacional da ARES-PCJ, Carlos Roberto Belani Gravina, participa hoje (14/9), no auditório do Ministério das Cidades, em Brasília, do 2º Seminário Nacional Eficiência Energética no Abastecimento de Água, que integra o ProEESA (Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água. A agência é a responsável pela organização do primeiro grupo da Rede de Aprendizagem do projeto, que reúne prestadores de serviços de água esgoto dos municípios associados, selecionados por meio de edital específico.

O ProEESA é uma cooperação entre os governos de Brasil e Alemanha, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional - Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que visa aprimorar as condições para implantação de medidas de eficiências energética nos sistemas de abastecimento de água. No seminário são apresentadas experiências exitosas e inspiradoras na vertente do usuário final da água e do prestador de serviços, no aspecto financeiro e regulatório, para superar o desafio de demandas crescentes de água e energia, e conta com a participação de técnicos e gestores de prestadores e reguladores dos serviços de saneamento.

Gravina participa da mesa Aspectos Regulatórios que Promovem a Eficiência Energética nos Prestadores de Serviços de Saneamento, ao lado de Ernani Ciríaco de Miranda, diretor de planejamento e regulação da SNSA/MCidades, Carlos Alexandre Pires, diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Ailson de Souza Barbosa, superitentente de pesquisa, desenvolvimento e eficiência energética da ANEEL, e mediada pelo professor de direito regulatório Ivo Teixeira Gico Jr., do Centro Universitário de Brasília.

Mais cedo, as discussões abordaram o financiamento alternativo de medidas de eficiência energética, com utilização de recursos do setor elétrico ou criação de fundos específicos; economia de energia em instalações elevatórias de água e redução na demanda de água e energia pelos utilizadores finais.

REGIÃO – O seminário integra as ações do ProEESA, projeto em que os municípios associados à ARES-PCJ integram a primeira Rede de Aprendizagem no Brasil. O modelo, consagrado no exterior, consiste na formação de redes de aprendizagem com pequenos grupos que se tornam multiplicadores das técnicas estudadas. Atualmente os encontros estão em fase de treinamentos práticos de monitoramento elétrico, que seguem até novembro. A rede é integrada, na primeira etapa, por SAAEC Cerquilho, SAECIL Leme, DAAE Araraquara, BRK Ambiental, DAE SBO, SAEMA Araras, SAAE Indaiatuba, SEMAE Piracicaba, DAEV Valinhos, SAAE Atibaia, SAE Louveira, SANEBAVI Vinhedo e SAAE Mogi Mirim.