ARES-PCJ participa de capacitação em Avaliação Econômico-Financeira e Tarifas

Entre os dias 03 e 05 de maio de 2017 o Coordenador de Contabilidade da ARES-PCJ, Lucas Cândido e a Analista de Contabilidade, Geyse Zonzini, representaram a Agência no curso de Avaliação Econômico-Financeira e Tarifas, promovido pelo Ministério das Cidades e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, através do Projeto REGULASAN. O evento foi realizado na cidade de Palmas, no Tocantins.

O objetivo do encontro foi de capacitar técnicos das agências participantes do projeto, que são: AGEPAN, AGERSA, ARES-PCJ, ARIS e ATR sobre as ações envolvendo temas como a avaliação econômico-financeira de serviços de água e esgotos; e a estrutura tarifária, bases de dados e avaliação de tarifas.

Durantes os três dias de capacitação, os palestrantes responsáveis por compartilhar experiências e trazer mais conhecimento aos participantes, abordaram os seguintes temas: “Avaliação econômico-financeira e tarifas e estrutura tarifária, enfatizando os aspectos de sustentabilidade e equilíbrio econômico-financeiro dos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário” e “Ação IV corresponde à avaliação econômico-financeira, incluindo o diagnóstico e a proposta de modelo”. A metodologia das capacitações sempre era realizada com dinâmicas, trabalhos em grupos, análises, exposições dos palestrantes, painéis e mesa de debates.

Os instrutores eram: Bruno Aguiar Carrara de Melo - Especialista em regulação econômica do saneamento; Marcio Fernandes Gabrielli - Especialista em Finanças e Infraestrutura com experiência no setor de saneamento; Helcio Shiguenori Takeda - Especialista em Mercados e Infraestrutura e Diretor de pesquisas da empresa Pezco; Frederico Turolla - Especialista na análise de setores regulados, especialmente infraestrutura e sistema financeiro, com ênfase em saneamento básico e Coordenador do Projeto REGULASAN.

Sobre o Projeto REGULASAN

O projeto Regulasan visa desenvolver ações de capacitação técnica, e se trata de uma consultoria para ações de assistência técnica, elaboração de estudos e capacitação técnica em regulação e fiscalização de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Ministério das Cidades do Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.