ARES-PCJ inicia projeto de redução de perdas hídricas

No mês de dezembro de 2015 tiveram início as primeiras ações do programa Distrito de Monitoramento e Controle (DMC) com instalações de equipamentos necessários para o monitoramento de pressão no município de Santa Bárbara D’Oeste (SP). O projeto está sendo realizado pela ARES-PCJ em parceria com empresa Itron de Americana e o DAE de Santa Bárbara D’Oeste. O projeto vai estudar as melhores abordagens e ações necessárias para reduzir os atuais níveis de perdas hídricas nos municípios associados à Agência.

Através da instalação de macromedidores, registros e válvulas no local escolhido para a aplicação do projeto, a ARES-PCJ e seus parceiros podem ter acesso aos dados fornecidos por esses equipamentos, que apresentam a variação de pressão no Distrito para que futuramente seja feito o controle dessa pressão, e assim, buscar e testar ações para equalizar a pressão, que é muitas vezes o maior causador de perdas hídricas.

O projeto da ARES-PCJ é inspirado em modelo semelhante ao realizado no sul da França, mais precisamente na cidade de Saint Ambroix. O Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, e o Diretor Técnico Operacional, Carlos Roberto Gravina, estiveram reunidos com autoridades do setor de saneamento daquela localidade para obterem mais informações sobre a aplicação do projeto.

“Eles possuem um programa parecido com o que estamos realizando aqui e segundo estudos apresentados pelos gestores franceses, eles conseguiram reduzir de 65% para 35% o número de perdas hídricas na Bacia hidrográfica da região somente com as primeiras ações”, contou Brochi.