ARES-PCJ implementa diretrizes socioambientais e incentiva doação de sangue
A Agência Reguladora ARES-PCJ reforçou a importância com o bem-estar coletivo ao promover uma importante campanha de incentivo à doação de sangue, realizada em sua sede, e com transmissão em tempo real para os escritórios regionais. A ação, que integra o Plano Socioambiental da Agência, contou com uma palestra ministrada por Gisele Vieira, assistente social e técnica em hemoterapia do Banco de Sangue de Americana. O evento teve como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância desse gesto de solidariedade, especialmente em períodos críticos, quando os estoques dos hemocentros diminuem.
Durante a apresentação, a especialista destacou dados que evidenciam a urgência do engajamento da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde, seria necessário que pelo menos 5% da população doasse sangue regularmente para suprir a demanda nacional, mas no Brasil esse índice é de apenas 1,7%. Gisele Vieira explicou que o processo é rápido e seguro, durando cerca de 45 minutos no total, sendo que a coleta em si leva menos de 15 minutos. Ela enfatizou que uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o sangue coletado é fracionado em diferentes componentes, como hemácias, plasma e plaquetas, atendendo a pacientes com necessidades clínicas distintas, desde vítimas de acidentes até pessoas em tratamento oncológico.
O Diretor Técnico-Operacional da ARES-PCJ, Rodrigo Leitão, ressaltou a conexão entre a missão da Agência e o apoio da causa:
"A doação de sangue é um gesto de solidariedade que salva vidas e fortalece a responsabilidade coletiva. Assim como o saneamento básico é essencial para garantir saúde e dignidade às comunidades, apoiar iniciativas de doação de sangue reforça nosso compromisso com a promoção da vida e do bem-estar. Ao incentivar essa ação social, nossa agência demonstra que regular serviços públicos significa também estimular práticas que contribuem diretamente para a qualidade de vida da população."
Esta iniciativa não é um evento isolado, mas parte integrante do Plano Socioambiental da Agência Reguladora ARES-PCJ, instituído pela Instrução Normativa do Diretor Geral nº 02/2026. A campanha se alinha especificamente ao item que trata do Voluntariado Institucional. O documento normativo prevê o incentivo para que os funcionários realizem atividades voluntárias, inclusive durante o horário de trabalho, promovendo ações contínuas em parceria com instituições locais. Ao facilitar e estimular a doação de sangue entre seus colaboradores, a ARES-PCJ demonstra que sua atuação regulatória caminha lado a lado com a preocupação pelos impactos socioambientais e o cuidado com a comunidade onde está inserida.
Para viabilizar a participação efetiva dos colaboradores, a Agência Reguladora ARES-PCJ organizará a logística das doações. Conforme alinhado durante o evento, a Agência fará um levantamento dos voluntários aptos e organizará o transporte de grupos de funcionários até o Banco de Sangue de Americana durante o expediente, respeitando a capacidade de atendimento da unidade de saúde.