ARES-PCJ capacita para a metodologia ACERTAR

A Academia ARES-PCJ promoveu nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro um treinamento com os prestadores de serviços dos municípios associados sobre o projeto ACERTAR. Trata-se de uma metodologia com o objetivo de melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil, permitindo procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS). A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

O treinamento faz parte da implantação da metodologia pela ARES-PCJ junto aos prestadores dos serviços de saneamento dos municípios associados. Colaboradores das áreas técnica, financeira e comercial dos serviços de saneamento participaram das atividades na sede da Agência Reguladora em Americana.

Desenvolvida no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água – INTERÁGUAS, e resultado da parceria entre o Governo Federal e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), a metodologia ACERTAR foi formalmente instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12 de dezembro de 2018, tendo o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.

O ACERTAR, como ilustra a formação de seu nome - “A” de auditoria, “CERT” de certificação e “AR” de agências reguladoras -, propõe a execução padronizada, por parte das agências reguladoras, da auditoria e certificação dos dados do SNIS, tornando-os mais sólidos e confiáveis.

O SNIS é considerado o maior e mais importante sistema de informações do setor de saneamento brasileiro. O Sistema possui uma base de dados que contém informações e indicadores sobre a prestação de serviços de Água e Esgotos, de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas.