ARES-PCJ assina convênio de cooperação para projeto de eficiência energética em municípios associados

Durante a 11ª Assembleia Geral Ordinária, realizada no último dia 24 de novembro de 2016, em Americana, a Agência Reguladora PCJ assinou o Convênio de Coopeação com a Secretaria naional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, com apoio da Cooperação Alemã para Desenvolvimento (GIZ), para o desenvolvimento do Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água (ProEESA), a fim de promover a ações de redução de perdas de água e de energia, junto aos prestadores dos serviços de saneamento da região.

Durante o evento a representante do GIZ, Rita Cavaleiro de Ferreira, comentou a importância desse projeto para o desenvolvimento do saneamento básico brasileiro e detalhou as etapas do programa, que que terá vagas para participação gratuita de 10 a 13 prestadores de serviços de saneamento dos municípios associados à ARES-PCJ.

Rita Cavaleiro em sua apresentação sobre o Projeto ProEESA.

O Coordenador de Fiscalização da ARES-PCJ, Daniel Manzi, comentou a participação da ARES-PCJ no Programa INTERÁGUAS, também do Ministério das Cidades, que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão no setor água.

Ainda durante a Assembleia foram discutidos temas como a Presidência da ARES-PCJ, que terá o Prefeito de Americana, Omar Najar, no cargo no período de janeiro a março de 2017, quando ocorrerá a eleição do novo presidente.

Omar Najar, agradeceu pela confiança do cargo de presidente da ARES-PCJ

durante o período de transição.

A Assembleia aprovou, ainda a recondução de Carlos Roberto de Oliveira ao cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da ARES-PCJ. O mandato será até 31 de dezembro de 2018.

Carlos Roberto de Oliveira fazendo sua defesa para permanencia do cargo.

Foi apresentada também, pelo Diretor Geral da Agência, Dalto Favero Brochi, proposta de revisão do orçamento de 2016, uma vez que foi adquirido o prédio para a sede própria da ARES-PCJ. Ele apresentou ainda a proposta de orçamento para 2017. Ambas foram aprovadas pelos participantes.

Por fim, o Diretor Técnico Operacional, Carlos Roberto Gravina, apresentou a proposta de programa anual de trabalho para 2017. Durante sua apresentação ele destacou a manutenção e ampliação de todos os programas existentes, bem como incluiu os trabalhos na área de Resíduos Sólidos que a ARES-PCJ vem aplicando em seus municípios associados.

Carlos Gravina, duante sua apresentação na 11ª Assembleia da ARES-PCJ

A 11ª Assembleia Geral Ordinária da ARES-PCJ contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre elas prefeitos e vice-prefeitos atiuais, prefeitos eleitos e dirigentes de serviços  de água e esgoto dos municípios associados à Agência Reguladora PCJ.