Analândia comemora 123 anos

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Analândia pelos seus 123 anos de existência! O município, que comemorou seu aniversário no último domingo (21/06), é conveniado à ARES-PCJ desde 2011, tendo os serviços de saneamento básico prestados pela Prefeitura.

História

O trecho de ferrovia entre Rio Claro e São Carlos que passava pelo Cuscuzeiro foi aberto pela Cia Rio-Clarense em 15 de outubro de 1884. Comprada pelos ingleses que formaram a Rio Claro Railway em 1888, esta foi vendida para a Cia Paulista em 1892, que ficou com a linha, que então chegava até Araraquara e foi renomeada como Secção Rio Claro. Dentro dos limites da atual Analândia foram construídas duas estações inicialmente: Anápolis e Oliveiras inauguradas nos mesmo 15 de outubro de 1884.

Manuel Vicente Lisboa, proprietário da Fazenda Santa Maria da Glória, na sesmaria do Cuscuzeiro doou vinte alqueires de terras, gleba que pertenceu a Torquato de Arruda e seu irmão, para a formação de um povoado.  A 20 de outubro daquele ano, os primeiros povoadores, deliberaram a construção de uma capela, cuja pedra fundamental foi lançada a 23 de outubro, sob a invocação de Santana. O povoado nascente recebeu o nome de Cuscuzeiro, denominação oriunda do Pico que está situado em uma colina, que era propriedade do  Barão de Araraquara.

Em 1890 o povoado foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de Anápolis, em homenagem à padroeira da localidade, Santana, acrescendo ao nome santo o sufixo grego “polis” que significa cidade.  Pelo decreto estadual nº 105, de 17 de dezembro de 1890, subordinado ao município de Rio Claro. Assume categoria de vila pela lei estadual nº 505, de 21 de junho de 1897 com a denominação de Anápolis. Em 1906, o povoado é elevado à condição de cidade com a denominação de Anápolis, pela lei estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.

No dia 30 de novembro de 1944, o município de Anápolis tomou o nome Analândia. Devida a dualidade de nomes entre municípios brasileiros foi alterada a denominação de Anápolis para Analândia, agregando o sufixo saxônico “land” que significa terra. O vocábulo passou a defini-la como “terra de Ana”. (Com informações da Prefeitura de Analândia)