A ARES-PCJ participou no 52º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE
A ARES-PCJ participou de forma significativa no 52º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, realizado em Ribeirão Preto, São Paulo, de 20 a 24 de maio de 2024.
Reconhecido como um dos principais fóruns do setor no país, o congresso reúne gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e profissionais para promover a troca de experiências e conhecimentos essenciais ao avanço do saneamento no Brasil. Com a presença de seus diretores e uma equipe de servidores, a ARES-PCJ esteve engajada em debates e discussões relevantes sobre saneamento básico.
A participação ativa da ARES-PCJ no evento demonstra seu compromisso com o aprimoramento e desenvolvimento do setor de saneamento, refletindo seu engajamento e interesse em fomentar melhorias e inovações que impactem positivamente a qualidade de vida da população.
Os representantes da ARES-PCJ apresentaram os seguintes trabalhos técnicos:
"Normatização Regulatória e Delegificação nos Serviços de Saneamento Básico", pelo Procurador Jurídico, Tiago Alves de Sousa;
"Política Tarifária e Investimentos para Universalização até 2033", pelo Coordenador de Contabilidade Regulatória, Lucas Candido dos Santos;
"Indicadores Regulatórios para os SMRSU: Critérios de Definição e Estratégias de Acompanhamento", pelo Coordenador de Regulação, Rodrigo Oliveira Taufic;
"Estudo de Caso do Programa de Manutenção Preditiva Promovido pela Agência Reguladora ARES-PCJ", pela Analista de Regulação e Fiscalização, Aline Aparecida Antunes Cornetti;
"Definição de Atributos para Avaliação do Gerenciamento de Energia Elétrica dos Regulados da ARES-PCJ", pelo Analista de Regulação e Fiscalização, André Aukar Britschgy de Camargo.
O Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, juntamente com a equipe da ARES-PCJ, ministrou um minicurso sobre "Introdução à Regulação no Saneamento".
O Diretor Técnico Operacional, Carlos Roberto Belani Gravina, participou de uma mesa-redonda sobre as Normas de Referência Nacional das condições gerais para a prestação dos serviços de saneamento básico. Já o Coordenador de Contabilidade Regulatória, Lucas Candido dos Santos, participou da mesa-redonda sobre os Aspectos de Referência da Contabilidade Regulatória no Saneamento Básico.
Além disso, a ARES-PCJ contou com um estande de 36m² na Feira de Saneamento, onde divulgou seus trabalhos e distribuiu materiais institucionais aos participantes. A feira conta com 74 estandes, exibindo equipamentos, tecnologias e serviços voltados ao setor.