28ª Assembleia da ARES-PCJ define nova gestão e aprova adesão de municípios
A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) realizou sua 28ª Assembleia Geral Ordinária nesta quinta-feira, reunindo prefeitos e representantes municipais. O evento foi conduzido pelo prefeito de Americana, Chico Sardelli (presidente da ARES-PCJ), e Dario Pacheco de Morais (prefeito de Vinhedo e vice-presidente da ARES-PCJ), e aprovou a adesão de quatro novos municípios, elegeu a nova diretoria e definiu prioridades estratégicas.
.png)
A assembleia homologou a entrada de Lindóia como município consorciado e formalizou os convênios de cooperação com Vargem Grande do Sul, Matão e Macaubal, que passam a integrar a ARES-PCJ como municípios conveniados. Com essas adesões, a agência amplia sua atuação para 81 municípios associados (40 consorciados e 41 conveniados), beneficiando mais de 10,7 milhões de habitantes. Durante a sessão, o Prefeito de Macaubal, Acácio Ferreira, assinou o convênio em cerimônia simbólica, reforçando o compromisso com a integração regional.
.png)
A nova Presidência para o biênio 2025-2027 foi eleita por aclamação, composta pelo Prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco de Morais, como presidente; a Prefeita de Iracemápolis, Nelita Cristina Franceschini, como primeira vice-presidente; e o Prefeito de Capivari, Vitor Hugo Riccomini, como segundo vice-presidente. A gestão assumirá oficialmente em 1º de abril de 2025, com mandato até 31 de março de 2027.
.png)
As contas referentes ao exercício de 2024 foram aprovadas após apresentação do coordenador econômico-contábil, Lucas Cândido dos Santos, e análise de auditoria independente. O Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, apresentou à assembleia o Relatório Anual de Atividades e Gestão, que também recebeu aval unânime. O documento será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado e disponibilizado no site da ARES-PCJ para consulta pública.
O Diretor Administrativo e Financeiro, Carlos Roberto de Oliveira, apresentou proposta de reajuste salarial para os servidores da ARES-PCJ, que foi aprovada pela Assembleia. Outra decisão estratégica foi a reforma e ampliação da sede da ARES-PCJ, em Americana, apresentada pelo Diretor Técnico-Operacional, Carlos Gravina, visando modernizar as instalações e melhorar a capacidade operacional.
.png)
A assembleia também deliberou sobre importantes nomeações para a Agência Reguladora: Samira Bevilacqua assumirá o cargo de Ouvidora a partir de abril de 2025, com mandato de três anos, e Rodrigo Leitão foi indicado como novo Diretor Técnico-Operacional, substituindo Carlos Gravina, homenageado por todos os presentes por seus 14 anos de contribuição à agência.
.png)
Como informes finais, a ARES-PCJ anunciou a realização de concurso público para reforçar seu quadro técnico e a instalação de escritórios regionais em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, ampliando sua presença nos municípios atendidos.