1º Encontro Regional do Projeto Gota d?Água acontece na quarta-feira

A iniciativa para debater água e saneamento básico foi lançada no último dia 19 na sede da ARES-PCJ em Americana (SP).

Com mais de 120 participantes, as atividades do Projeto Gota d’Água foram abertas no último dia 19 na sede da ARES-PCJ em Americana. O projeto foi criado em 2015 pelo Consórcio PCJ e ganhou neste ano a parceria com a agência reguladora, que irá para expandir as atividades para os municípios regulados.

O tema escolhido este ano é “Desafio Água e Saneamento”. “Todos somos educadores e todos temos a responsabilidade de instruir sobre a conservação dos recursos hídricos se quisermos um mundo melhor”, declarou o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz.

O primeiro encontro acontece na próxima quarta-feira (03) em Amparo (SP). As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Carlos Roberto de Oliveira, diretor administrativo e financeiro da ARES-PCJ, destacou a importância do Gota d’Água como projeto educacional eficiente para envolver a comunidade em ações de conservação dos mananciais. Oliveira informou ainda que apenas 2% da população que vive nas áreas de abrangência da ARES-PCJ conhece a atribuições da agência. “Neste sentido, a participação no projeto vai possibilitar maior visibilidade dos nossos serviços que estão disponíveis para o cidadão”, reforçou o diretor da agência.

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ realizará encontros a distância, por meio de EAD, no canal Cursos online no site da entidade (www.agua.org.br). Também será criado um grupo de WhatsApp do projeto em cada encontro regional para troca de experiências entre os participantes e socialização de ideias e sugestões.

Em novembro, será realizado o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa. Nessa oportunidade, os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto de 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

 

Texto: ARES-PCJ com informações Consórcio-PCJ

Imagem: Consórcio-PCJ