Valinhos comemora 124 anos

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Valinhos pelos seus 124 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário nessa quinta-feira (28/05), é associado à ARES-PCJ desde 2011, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).

História

Durante a epidemia de febre amarela que arrasou Campinas no ano de 1889, a população de Campinas, que era de 20 mil pessoas, foi reduzida a quatro mil. Não que a maioria tenha morrido, mas sim que as mesmas fugiam da cidade com medo da doença.

Foi em função da epidemia de febre amarela de 1889, que a Sexta Secção Eleitoral de Campinas foi transferida para Valinhos, pois muitos dos campineiros buscaram refúgio em Valinhos. Com isso, o futuro distrito de Valinhos começa a ser desenhado. No ano de 1893, o Diário Oficial do  Estado do dia 1º de setembro publica, em sua página 7840, dentro do Expediente da Secretaria dos Negócios da Justiça, ato de criação do “Distrito Policial de Valinhos”.

Valinhos tem projeção nacional e internacional, em função do seu principal produto agrícola, o Figo Roxo, introduzido em terras valinhenses pelo imigrante italiano Lino Busatto, no ano de 1901. A partir de 1910, o Figo já é produzido em escala comercial, o que torna Valinhos conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo. (Com informações da Prefeitura de Valinhos)