Sertãozinho completa 129 anos

A Agência Reguladora ARES-PCJ parabeniza a cidade de Sertãozinho pelos seus 129 anos de fundação! O município, que comemora seu aniversário em 5 de dezembro, é associado à ARES-PCJ desde 2024, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo SAEMAS (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho).

 

História do município

A origem de Sertãozinho remonta ao final do século XIX, em terras da Fazenda Sertãozinho, de propriedade de Antônio Malaquias Pedroso. Em meados de 1876, o proprietário doou uma gleba de terras para a constituição do patrimônio de Nossa Senhora Aparecida, ao redor da qual o povoado se desenvolveu. A data oficial de fundação e emancipação política é celebrada em 5 de dezembro de 1896.

Inicialmente movida pela cultura do café, a economia local sofreu transformações após a crise de 1929, encontrando na cana-de-açúcar sua nova força motriz. Com o passar das décadas, o município desenvolveu um parque industrial robusto voltado para essa cultura, tornando-se referência internacional. Hoje, Sertãozinho é conhecida como a "Capital Mundial do Setor Sucroenergético", destacando-se pela tecnologia e desenvolvimento industrial. 
(Com informações da Prefeitura de Sertãozinho e IBGE)