Salto comemora 322 anos

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Salto pelos seus 322 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário nessa terça-feira (16/06), é associado à ARES-PCJ desde 2014, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

História

A cidade de Salto foi fundada pelo Capitão Antônio Vieira Tavares em 1698, mas foi no ano de 1700 que o Capitão e sua esposa doaram as terras à Capela Nossa Senhora de Monte Serrat, esta que é a Padroeira do município, dando início ao desenvolvimento de Salto.

Na região central, há um monumento especial dedicado à fundação do município, com a estatua do Capitão Antonio Vieira Tavares que faz referência aos primeiros povoadores de Salto, bem como a antiga tecelagem da Brasital S.A, e sua vila operária adjacente.

Durante anos de crescimento, Salto se desenvolveu com a influência de povos diversos, especialmente a cultura italiana e ganhou destaque em diversas áreas como a cultura, com os tradicionais Bonecões da Barra, o médico, advogado e ex-deputado Archimedes Lammoglia,  e o cineasta Anselmo Duarte, único brasileiro vencedor do prêmio Palma de Ouro em Cannes, na França.

O município de Salto é considerado estância turística há 20 anos. É um título concedido pelo governo do estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos.