Programa de Inspeção Preditiva já alcançou 27 prestadores de serviço

A Agência Reguladora ARES-PCJ iniciou, em abril de 2023, um programa de inspeção preditiva em equipamentos dos prestadores de serviços de saneamento dos municípios associados. Até o mês de novembro de 2023, as inspeções – que envolvem os serviços de termografia em equipamentos e componentes elétricos e análise de vibração em bombas e motores – ocorreram em 27 diferentes prestadores, abrangendo 24 municípios associados.

 

Os serviços são realizados por empresa contratada pela ARES-PCJ e fornecem relatórios contendo os resultados obtidos em cada equipamento, informando a ocorrência de falhas e graus de criticidade, além de indicar ações de manutenção corretiva a serem executadas pelos prestadores inspecionados.

 

O programa é conduzido pela Diretoria Técnico-Operacional (DTO), que acompanha junto aos prestadores a resolução de problemas identificados nas inspeções. De acordo com o diretor técnico-operacional, Carlos Roberto Belani Gravina, “a inspeção preditiva tem como principal finalidade antecipar falhas em máquinas e equipamentos e com isso evitar a ocorrência de problemas mais graves e até mesmo acidentes, que por sua vez podem causar prejuízos ao prestador, podendo, inclusive, comprometer o funcionamento de equipamentos e da prestação do serviço junto aos usuários. Desta forma, é fundamental que os prestadores tenham atenção aos resultados indicados nos relatórios e se planejem para solucionar os problemas verificados.”

 

Para mais informações sobre o Programa, entrar em contato com a Diretoria Técnico-Operacional da Agência, no e-mail dto@arespcj.com.br