Porto Feliz completa 228 anos

 

A Agência Reguladora ARES-PCJ parabeniza a cidade de Porto Feliz pelos seus 228 anos de emancipação político-administrativa! O município, que comemora seu aniversário em 13 de outubro, é associado à ARES-PCJ desde 2021, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz).

 

História do município

A história de Porto Feliz é um dos capítulos mais importantes da exploração do interior do Brasil. O povoado, inicialmente chamado de Araritaguaba, surgiu em 1693 às margens do Rio Tietê, em um ponto estratégico que se tornou o principal porto de partida das "Monções" — expedições fluviais que, nos séculos XVII e XVIII, desbravaram o sertão em busca de ouro e na expansão das fronteiras do país.

O local era conhecido como um "porto feliz" devido à alegria e hospitalidade com que os moradores recebiam as expedições que retornavam de suas longas e perigosas viagens. O nome se consolidou e, em 13 de outubro de 1797, a vila foi oficialmente criada, tornando-se cidade em 1858.

 

Porto Feliz, a "Terra das Monções", preserva sua rica herança histórica em monumentos e edificações, como o Parque das Monções e a Igreja Matriz, que contam a saga dos bandeirantes. Atualmente, a cidade alia seu passado glorioso a uma economia diversificada, que inclui agricultura e indústria, mantendo-se como um importante polo histórico e cultural do estado de São Paulo. (Com informações da Prefeitura de Porto Feliz e IBGE)