Odebrecht Ambiental Sumaré - manutenção

04/04/2016

A Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, vai realizar nesta terça-feira, dia 5, a instalação de dois registros de descarga de água. Um deles será colocado no bairro Campo Belo e outro no Jardim São Carlos. Esses dispositivos visam garantir a qualidade da água que chega às residências da região do Picerno.
 
O gerente de operações e engenharia da Odebrecht Ambiental Sumaré, Cleber Salvi, explica que quando a empresa começou a operar o abastecimento de água em Sumaré, em junho de 2015, detectou que esse sistema possui dispositivos de descarte de água de rede insuficientes. “Com isso, em situações de parada no abastecimento que ocasionassem variações no fluxo de água, partículas contidas no interior da tubulação poderiam ser arrastadas e chegar até as residências”.
 
Esses registros de descarga tem a função de impedir isso. “Em situações de parada no abastecimento eles são acionados para que qualquer partícula contida na tubulação seja direcionada para fora da rede e não chegue as residências”. Os bairros Campo Belo, Residencial Bordon, Virginio Basso, Jardim das Orquídeas, Parque Rosa e Silva e Picerno serão os beneficiados com a instalação. “É uma ação importante para modernizar o sistema de abastecimento de Sumaré”, destaca o gerente.
 
Situação atual
Nesses 9 meses de concessão já foram instalados 10 registros de descargas. Outros dois serão instalados nesta terça-feira, dia 5, um no Campo Belo e outro no Jardim São Carlos. “A previsão é que até o final do ano sejam instalados dois desses registros por mês na cidade, totalizando 18 equipamentos”, destaca Salvi. “Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da rede e vão evitar que sedimentos da própria rede causem qualquer alteração na água”, complementa. 
 
A expectativa da concessionária é que com a instalação dos registros de descargas e a implantação de um programa de descargas preventivas as ocorrências quanto à coloração da água serão controladas. 
 
A empresa orienta a população para que, em caso de identificação de qualquer alteração na água, entre em contato por meio do 0800 771 0001 para que seja enviado o Laboratório Móvel ao endereço. O serviço é gratuito, analisa na hora a qualidade da água e já aciona outras equipes da concessionária em caso de necessidade.