Odebrecht Ambiental - Sumaré: Falta de água
27/01/2016
Abastecimento de água começa a ser normalizado em Sumaré
Cerca de 30% dos bairros abastecidos pela ETA II ainda podem sofrer oscilações e terão o abastecimento normalizado até a manhã desta quarta, dia 27
A Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento do município de Sumaré, informa que o abastecimento de água na cidade já começou a ser normalizado ao longo desta terça-feira, dia 26, na maioria dos bairros atendidos pela ETA II, estação de tratamento localizada no Parque Itália. No final da tarde desta terça, cerca de 30% dos bairros ainda podem sofrer oscilações e terão a situação normalizada até a manhã desta quarta, dia 27.
Os bairros que ainda podem ter oscilações são: Vila San Martin, Jardim Aclimação, Jardim Viel, Jardim Denadai, Parque Sevilha, Jardim Volobueff, Parque Pavan, Jardim Paraíso I, Jardim Amélia, Jardim Maria Antônia, Residencial Ipiranga, Residencial Parque Fantinatti, Jardim São Francisco, Parque Residencial Virginio Viel, Conjunto Habitacional CDHU, Parque Florely, Jardim Manchester, Residencial Ipiranga, Recanto das Árvores, Parque Santo Antônio, Jardim Nova Esperança I, Jardim dos Ipês e Jardim Denadai.
Entenda a falta de água
Bairros das regiões de Nova Veneza, Maria Antônia, Área Cura, Picerno e Matão tiveram o abastecimento de água comprometido nesta terça-feira, dia 26, por conta da interrupção do fornecimento de energia elétrica pela CPFL que afetou a captação do rio Atibaia. Essa ocorrência no sistema elétrico interferiu no tratamento e distribuição de água da ETA II, no Parque Itália, responsável por abastecer cerca de 70% da população.
O gerente de operação e engenharia da concessionária, Cleber Salvi, explica que a energia elétrica é a responsável pelo funcionamento das bombas que captam água do rio Atibaia. “Sem energia não conseguimos captar água para enviar para a estação de tratamento e, consequentemente, não conseguimos produzir água para fornecer à população.”
O fornecimento de energia foi interrompido na captação às 23h desta segunda-feira, dia 25, e só foi retomado às 2h desta terça, dia 26. Além disso, a energia elétrica retornou com baixa tensão, o que fez com que as bombas trabalhassem com 50% da capacidade de captar água. A CPFL resolveu em definitivo o problema às 12h desta terça. Com isso foi possível captar água com 100% da capacidade e voltar a abastecer a população gradativamente.
A concessionária pede desculpas aos moradores pelos transtornos causados. Em caso de dúvidas e reclamações a população pode entrar em contato via o telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.