Odebrecht Ambiental - Sumaré: Falta de água

26/01/2016

Falta de energia elétrica compromete abastecimento de água em Sumaré

Regiões de Nova Veneza, Maria Antônia, Área Cura, Matão e Picerno são afetadas

A Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento do município de Sumaré, informa que bairros das regiões de Nova Veneza, Maria Antônia, Área Cura, Picerno e Matão estão com o abastecimento de água comprometido nesta terça-feira, dia 26, por conta da interrupção do fornecimento de energia elétrica pela CPFL que afeta a captação do rio Atibaia. Essa ocorrência no sistema elétrico interfere no tratamento e distribuição de água da ETA II, no Parque Itália, responsável por abastecer cerca de 70% da população.

O gerente de operação e engenharia da concessionária, Cleber Salvi, explica que a energia elétrica é a responsável pelo funcionamento das bombas que captam água do rio Atibaia. “Sem energia não conseguimos captar água para enviar para a estação de tratamento e, consequentemente, não conseguimos produzir água para fornecer à população.”

O fornecimento de energia foi interrompido na captação às 23h desta segunda-feira, dia 25, e só foi retomado às 2h desta terça, dia 26. Além disso, a energia elétrica retornou com baixa tensão, o que faz com que as bombas trabalhem com 50% da capacidade de captar água. A previsão dada pela CPFL é o problema seja resolvido até às 10h desta terça. Com isso será possível captar água com 100% da capacidade.

A previsão é que o abastecimento seja regularizado gradativamente ao longo do dia mas que a situação só esteja totalmente normalizada amanhã até às 12h.

A concessionária agradece compreensão dos moradores por conta da atual situação e destaca que realizará todos os esforços para a normalização do abastecimento. Em caso de dúvidas e reclamações a população pode entrar em contato via o telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.