Município de Artur Nogueira comemora 71 anos de existência

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Artur Nogueira pelos seus 71 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário na sexta-feira (10/04), é associado à ARES-PCJ desde 2010, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (SAEAN)

História
O território do Município de Artur Nogueira pertenceu, até o começo deste século, as tradicionais famílias paulistas. Constituiu parte deste território, a partir de 22 de agosto de 1904, as terras de Artur Nogueira & Cia, doadas ao Governo do Estado, por força do Decreto nº 1.300, da mesma data.

Pela Lei nº 1.542, de 30 de dezembro de 1916, foi criado o Distrito de Paz, subordinado à Comarca de Mogi Mirim. Data, também, de 1916, o início da construção da primeira Capela, tendo o Cônego Nora, de Mogi Mirim, dado a bênção à pedra fundamental do referido templo.

A Paróquia foi criada em 25 de novembro de 1934, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, e em 5 de janeiro de 1935, recebeu seu primeiro vigário – o Padre Cecílio Cury. Em 1938, houve a retificação de divisas entre os Distritos de Artur Nogueira e Cosmópolis, este pertencentes à Comarca de Campinas, ficando para o primeiro o Bairro Floriano Peixoto, que vizinhava com a Vila, causando sérios embaraços à sua administração. Com essa retificação, o território do Distrito ganhou considerável área de terras.

Em 1948, teve início o movimento para a emancipação do Distrito, com assinaturas em listas de todos os habitantes da Vila e povoados, que desejassem a emancipação. Pela Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948 foi criado o município de Artur Nogueira. Severino Tagliari foi eleito o primeiro prefeito, empossado no cargo no dia 10 de abril de 1949. (Com informações da Prefeitura de Artur Nogueira)