Mogi Mirim completa 256 anos

 

A Agência Reguladora ARES-PCJ parabeniza a cidade de Mogi Mirim pelos seus 256 anos de fundação! O município, que comemora seu aniversário em 22 de outubro, é associado à ARES-PCJ desde 2010, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mogi Mirim).

 

História do município

A história de Mogi Mirim está ligada à expansão bandeirante pelo interior do Brasil no século XVIII. A região era parte do "Caminho dos Goiases", uma rota crucial para as expedições que se dirigiam às minas de ouro de Goiás. Em 1720, formou-se um arraial que servia de pouso para os viajantes, conhecido como Mogi Mirim, que em tupi-guarani significa "pequeno rio das cobras".

 

O povoado foi elevado à categoria de vila em 22 de outubro de 1769, data que marca sua fundação oficial. Durante o século XIX, a cidade prosperou com a cafeicultura, que impulsionou a chegada da ferrovia da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e a vinda de imigrantes, principalmente italianos.

 

Mogi Mirim também teve um papel de destaque na história paulista, sendo um dos mais importantes redutos durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e recebendo o epíteto de "Capital do Movimento".

 

Hoje, a cidade, carinhosamente chamada de "Cidade Simpatia", preserva seu rico patrimônio histórico e cultural, ao mesmo tempo em que se destaca por uma economia diversificada, com forte presença nos setores agropecuário e industrial. (Com informações da Prefeitura de Mogi Mirim e IBGE)