Matão completa 127 anos

A Agência Reguladora ARES-PCJ parabeniza a cidade de Matão pelos seus 127 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário dia 27/08, é associado à ARES-PCJ desde 2025, tendo os serviços de saneamento básico prestados pela concessionária Águas de Matão.
História do município
A ocupação da região que hoje corresponde a Matão teve início por volta de 1890, impulsionada pela expansão das lavouras de café. As primeiras terras foram adquiridas com o objetivo de cultivar o "ouro verde", e em pouco tempo, um povoado começou a se formar, recebendo o nome de Arraial do Senhor Bom Jesus das Palmeiras.
O nome "Matão" surgiu em referência às matas densas e de grande porte que caracterizavam a paisagem local. Em 1897, o povoado foi elevado a distrito de Araraquara, já com sua denominação atual. A emancipação e criação do município ocorreria em 27 de agosto de 1898.
A história de Matão é marcada pela contribuição de imigrantes, notadamente italianos, que foram fundamentais não apenas na lavoura cafeeira, mas também no desenvolvimento da metalurgia, setor que se tornaria um dos pilares da economia local. A diversificação econômica consolidou a cidade como um importante polo industrial e agrícola.
Atualmente, Matão se destaca pela força de sua indústria, especialmente no setor de implementos agrícolas, e por ser um grande centro de processamento de suco de laranja, mantendo vivas as suas raízes no agronegócio enquanto abraça a inovação e o desenvolvimento industrial. (Com informações da Prefeitura de Matão e IBGE)