Jaboticabal Comemora 192 Anos

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Jaboticabal pelos seus 192 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário nessa quinta-feira (16/07), é conveniado à ARES-PCJ desde 2017, tendo os serviços de saneamento básico prestados pela SAAEJ (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal).

História

Em 2 de dezembro de 1816, João Pinto Ferreira, adquiriu a posse de João Rodrigues de Lima das terras relativas à Fazenda Cachoeira, mais tarde denominada de Fazenda Pintos, onde começou a ser edificada a cidade de Jaboticabal. Povoadas as terras da fazenda, verificou-se a dificuldade de comunicação com o povoado de São Bento de Araraquara (o mais próximo, 12 léguas da fazenda), não só pelas famílias que vieram a constituir seus numerosos descendentes, mais ainda pelas famílias de agregados que, segundo o costume do tempo, eram sempre bem recebidos por constituírem elementos de defesa contra eventual invasão de intrusos e por todos aqueles a quem Pinto e os seus fizeram as primeiras vendas de terras do grande latifúndio.

No ano de 1848, Jaboticabal é elevada a Distrito de Paz. Em 1857, a Assembleia Legislativa Provincial eleva o Curato de Jaboticabal à Freguesia. Trinta e nove anos após sua fundação, em 1867, Jaboticabal é elevada à categoria de vila, desmembrando-se de Araraquara. A expansão da cafeicultura para o oeste do Estado de São Paulo, na segunda metade do século XIX, além da implantação das ferrovias, foram os marcos do desenvolvimento da região.

A primeira metade do século XX foi marcada pelo predomínio da imigração, com destaque para os italianos, portugueses, espanhóis e japoneses. Esta fase do início do século XX foi a mais importante no setor econômico, deixando marcos na arquitetura da cidade, apresentando casas e prédios públicos ainda em uso. As indústrias de alimentação se destacavam regionalmente, juntamente com a cerâmica, fábricas de louças e olarias. Na década de 30, Jaboticabal tornou-se um importante centro regional, sendo conhecida como "Athenas Paulista" pela grande atividade cultural.

O nome, Jaboticabal, deriva de um Bosque de Jabuticabeiras nativas, existente dentro do primeiro perímetro demarcado. (Com informações da Prefeitura de Jaboticabal)