Itapira completa 205 anos

 

A Agência Reguladora ARES-PCJ parabeniza a cidade de Itapira pelos seus 205 anos de fundação! O município, que comemora seu aniversário em 24 de outubro, é associado à ARES-PCJ desde 2019, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapira).

 

História do município

A história de Itapira tem início em 1820, quando João Gonçalves de Morões doou terras para a formação de um patrimônio e a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Penha. A devoção à santa deu o primeiro nome ao povoado, que se tornou ponto de referência para os colonos que se estabeleciam na região.

 

Impulsionada pela cafeicultura no século XIX, a localidade prosperou e atraiu a chegada da ferrovia. A vila passou a se chamar Penha do Rio do Peixe, até que, em 1890, adotou o nome Itapira, que em tupi significa "pedra levantada" ou "penhasco".

 

Culturalmente, Itapira é reconhecida como o berço do poeta Menotti Del Picchia, um dos expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922. Seu famoso poema "Juca Mulato", publicado em 1917, tornou-se um símbolo da cidade e dá nome a um de seus principais parques. Hoje, Itapira equilibra sua rica tradição histórica com uma economia diversificada. (Com informações da Prefeitura de Itapira e IBGE)