Equipe da ARES-PCJ se capacita em Matemática Financeira e Reequilíbrio

Na última terça-feira, dia 17 de janeiro, as equipes técnica, contábil e a jurídica da Agência Reguladora PCJ, participaram de capacitação teórica para avaliação econômica de contratos de concessão e PPP, que foi oferecido pela FUNDACE/USP. A primeira parte do curso foi realizada no NOHOTEL, em Americana.

A capacitação, que tem o objetivo de estudar casos práticos da análise de revisão de contratos de concessão, é importante para que haja maior interação entre as áreas participantes e também o “alinhamento dos conceitos técnicos, jurídicos e contábeis entre essas três áreas”, como afirmou a Analista de Contabilidade da ARES-PCJ, Geyse Zonzini.

"O curso está sendo de grande valia para que todos os envolvidos entendam na teoria como é calculado um equilíbrio econômico – financeiro de um contrato de Concessão e PPP e sua composição de cálculo, sendo apresentado as principais complexidades de um processo", acrescentou o Coordenador de Contabilidade Regulatória da ARES-PCJ, Lucas Candido dos Santos. 

A participação das três áreas na capacitação se deu pelo fato delas analisarem o mesmo objeto, que é o contrato de concessão entre o município e a empresa que presta serviço de água e esgoto, porém de ângulos diferentes.

Para o Analista de Fiscalização da ARES-PCJ, Marcelo Bacchi, o curso está servindo para que as linguagens usadas em cada área, sejam compatíveis e que haja maior entendimento das necessidades em cada setor.

“Embora o curso esteja abordando temas mais financeiros, é importante o conhecimento do todo, para que haja uma visão macro sobre o assunto e, consequentemente, um maior entendimento do processo de revisão dos contratos e as necessidades de cada área”.

Para o setor jurídico da ARES-PCJ, a capacitação vai além da interação entre as áreas técnica, contábil e jurídica, ela também está servindo para o “fortalecimento interdisciplinar e institucional em prol do cumprimento da legislação, buscando, assim, uma modicidade tarifária, que é um dos princípios básicos da regulação que a Agência pratica”, avalia o Procurador Jurídico da ARES-PCJ, Newton Garcia.

A segunda e última parte da capacitação será realizada na próxima terça-feira, dia 24 de janeiro de 2017, também no NOHOTEL em Americana.