Equipe da ARES-PCJ participa de curso ?Plano de Segurança da Água?

Equipe técnica da Agência Reguladora PCJ participou entre os dias 13 e 16 de setembro do Seminário sobre Plano de Segurança da Água 2016, promovido pelo Comitês PCJ, por meio da Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) e com apoio da Fundação Agência das Bacias PCJ, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), no campus de Rio Claro da Unesp.

O curso teve como objetivo “sensibilizar os técnicos envolvidos com o Plano de Segurança da Água para que os municípios tenham equipe com conhecimento da metodologia e dos desafios que teremos na construção dos Planos de Segurança da Água”, explica a coordenadora da CT-SAM, Adriana Correa,

Os dois primeiro dias foram de preparação para que os participantes pudessem conhecer a metodologia do Plano de Segurança da Água e os temas relacionados ao assunto, com palestras da professora doutora Maria Aparecida Marin Morales (Unesp); do diretor da Diretoria da Bacia do Médio Tietê do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo, Luiz Roberto Moretti; da coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Pública da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Roseane Maria Garcia Lopes de Souza; do professor José Carlos Mierzwa (Universidade de São Paulo (USP)); do engenheiro Adam Douglas Sebastião Pinto (Funasa); e da engenheira Elidiana Amélia Rodrigues Mansur (Funasa).

No dia 15 de setembro o engenheiro da FUNASA, Lucas Achaval Silva, foi o palestrante do período da manhã e de parte do período da tarde. Com atividades práticas em grupo, ele abordou o tema “Plano de Segurança da Água: fundamentos básicos e legais; etapas de implantação (preparação); avaliação do sistema, monitoramento operacional, gestão do sistema; validação e verificação”.

No último dia da capacitação, a promotora pública Alexandra Facciolli Martins, do Gaema PCJ, foi a primeira a se apresentar e falou sobre “Responsabilidade civil e criminal relacionadas à água para abastecimento”. Na palestra, ela tratou das ações do Ministério Público voltadas à temática da água, dos projetos em andamento para a construção dos Planos de Segurança da Água no Estado de São Paulo e das normativas legais referentes às responsabilidades civis e criminais relacionadas à água para abastecimento humano.

Para a mestranda em Microbiologia Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da Unesp, Maria Carolina Canali, “o curso contou com a participação de palestrantes altamente qualificados que proporcionaram uma ampla compreensão dos assuntos abordados. Além disso, sensibilizou os participantes quanto à necessidade de desenvolver o Plano de Segurança da Água”.

 

Fonte: Agência das Bacias PCJ