DAAE Rio Claro - Falta de água

12/12/2016

Abastecimento em RC está sendo normalizado de forma gradativa

 

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro informa que o abastecimento de água está sendo normalizado de forma gradativa nos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA 2), localizada na estrada municipal que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi e que sofreu paralisação em razão de um raio. A descarga elétrica danificou computadores, motores, bombas entre outros. Os serviços na parte elétrica externa e interna da estação foram concluídos na madrugada desta segunda-feira (12). A equipe está fazendo a avaliação técnica e dentro do possível substituindo os equipamentos.

Na tarde de domingo (11), um raio atingiu o transformador de potência de energia da Elektro paralisando totalmente a estação por cerca de 12 horas. Nesse período, devido a falta de energia foram interrompidas todas as atividades operacionais que envolvem a captação de água bruta, o tratamento, a reservação e a distribuição de água para parte da cidade.

A ETA 2 e a Central de Distribuição de Água voltaram a funcionar nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, devido a falta de água por um período muito longo, as redes de distribuição ficaram despressurizadas, com o retorno do bombeamento de água pode ocorrer mudanças momentâneas e pontuais na coloração de água que chega até as residências.

 

Adutora rompida

 

No inicio da noite de domingo (11), ocorreu o rompimento de uma adutora de água no trecho da Avenida 29 entre as ruas 14 e 15. A equipe de manutenção de plantão foi acionada para fazer o reparo na tubulação. Para executar o serviço com mais rapidez e segurança foi necessário paralisar temporariamente a Estação de Tratamento de Água (ETA 1), localizada no bairro Cidade Nova e que atende os bairros da região centro-sul onde estão localizados os bairros Cidade Jardim, Bairro do Estádio, Jardim Quitandinha, São Benedito, Cidade Nova, Bela Vista, Vila Indaiá, Consolação, Inocoop, Jardim Claret, Santa Cruz, Santana, Jardim Anhanguera, Jardim Scarpa, tiveram baixa pressão e falta de água. Após a conclusão dos serviços o abastecimento foi normalizado por volta das 2 horas da madrugada desta segunda-feira (12).