Curso Ouvidoria, Atendimento e Satisfação reúne mais de 90 pessoas

A ARES-PCJ realizou nesta terça-feira (18/09) o curso Ouvidoria, Atendimento e Satisfação do Usuário, na sede da agência. O evento foi composto por três palestras, em que foram expostas as experiências nas tratativas com o usuário, sobre a carta de serviços ao usuário e a importância da empatia no atendimento ao público.

O evento contou com a presença de 95 pessoas, entre elas funcionários do atendimento ao público, setor comercial e ouvidorias dos prestadores de serviços de saneamento, ouvidorias municipais e membros de conselhos de regulação controle social dos municípios associados à ARES-PCJ.

O primeiro palestrante foi o ouvidor da ARES-PCJ, Iuri Botão, que expôs as experiências da agência nas tratativas com o usuário, comentou as dúvidas e demandas dos prestadores de serviços de saneamento, apresentou as orientações do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (Lei 13.460/2017) a respeito da Carta de Serviços ao Usuário.

Dando sequência ao evento, Drieli Micheli e Camila Heloíse, do SAEMA de Araras, apresentaram o Guia de Serviços do SAEMA. O documento apresenta informações básicas, como o prazo para realização dos serviços, explicação de cada procedimento realizado pelo prestador, tudo para facilitar o entendimento do usuário.

Finalizando o evento, a chefe de atendimento do DAE de Americana, Lucia Camilo de Godoy, expôs a importância da empatia no atendimento ao público.  Cortesia no atendimento, a importância de colocar-se no lugar do usuário e comunicar-se de maneira clara e adequada foram alguns dos tópicos da palestra.

As apresentações completas podem ser acessadas pelo link http://www.arespcj.com.br/arquivos/5/apresentacoes.aspx.