Capacitação em Ouvidoria reúne mais de 120 participantes

A ARES-PCJ ofereceu na terça-feira, 01, o curso gratuito de Capacitação em Ouvidoria. Com o tema "Lei de Defesa do Usuário e a regulação dos serviços de saneamento", a atividade reuniu mais de 120 participantes, incluindo ouvidores dos prestadores de serviço de saneamento associados à Agência Reguladora PCJ. O objetivo do evento foi fortalecer junto aos municípios associados as atividades de ouvidoria, enquanto espaço de mediação e escuta atenta às manifestações dos usuários de serviço público.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor Geral, Dalto Favero Brochi, pelo Diretor Administrativo e Financeiro, Carlos Roberto de Oliveira e pelo Ouvidor da ARES-PCJ, Silvio Pinto Anunciação Neto.

A Ouvidora Geral do município de São Paulo, Dra. Maria Lumena Balaben Sampaio, ministrou a palestra "Lei de Defesa do Usuário dos Serviços Públicos (13.460/2017)". A programação seguiu com uma troca de experiências de cinco prestadores de serviço associados à ARES-PCJ sobre as atividades de atendimento e ouvidoria.

No período da tarde, o ouvidor da ARES-PCJ apresentou a estrutura de funcionamento da ouvidoria como órgão responsável pelo relacionamento entre os usuários, os prestadores dos serviços de saneamento básico e a comunidade. Silvio Anunciação explicou ainda que o objetivo da Ouvidoria é mediar a resolução de problemas, ouvindo, compreendendo e qualificando as manifestações dos cidadãos, quando não atendidas de modo satisfatório pelo prestador de serviço de saneamento. 

A capacitação ofereceu ainda um treinamento do novo sistema da Ouvidoria da ARES-PCJ aos prestadores que participaram do curso. O sistema contará com um espaço para registro de manifestações no site da Agência Reguladora PCJ.