BRK Ambiental realiza melhoria no tratamento de esgoto em Limeira

Entre os dias 02 e 26 de janeiro, o trecho que compreende o final da Rua Agenor Aguiar Sobrinho e a Via Vicinal (paralela à Rod. dos Bandeirantes, altura do Km 156) estará parcialmente interditado para a realização de uma obra da BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto de Limeira. A obra faz parte de um projeto de modernização do sistema de tratamento de esgoto da cidade e os trabalhos ocorrem de segunda a sábado, das 7h às 17h. Os motoristas que precisarem acessar o distrito industrial neste período podem pegar o acesso da rodovia SP-151.

A obra, com investimento de R$ 12 milhões, consiste na desativação da ETE Graminha e implantação do sistema da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Graminha, que será responsável por encaminhar o esgoto gerado na região à ETE Águas da Serra. No total, serão cinco quilômetros de rede, que cruzarão as rodovias dos Bandeirantes e Limeira-Piracicaba até chegar a estação Águas da Serra.

Atualmente, o processo de tratamento de esgoto na região usa um sistema biológico, em que microrganismos “comem” a matéria orgânica e a transformam em lodo. Trata-se de um processo usado na maioria das cidades brasileiras, mas que precisa ser modernizado devido ao rápido processo de urbanização da região. “A estação foi construída há cerca de 30 anos, quando não havia bairros em volta. Mas a cidade cresceu, vai continuar avançando, e o tratamento de esgoto precisa acompanhar esse movimento”, explicada o diretor da concessionária Tadeu Ramos.

O município de Limeira possui o tratamento de esgoto universalizado e, com essa e outras intervenções, irá se tornar referência na retirada de substâncias, como o Fósforo e Nitrogênio, além da destinação sustentável das toneladas de lodo que sobram após o processo.                                                                                           

Em caso de dúvidas, ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.        

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da BRK Ambiental