ARES-PCJ retoma Programa de Inspeção Preditiva junto aos prestadores de serviço

A ARES-PCJ retomou em abril deste ano o Programa de Inspeção Preditiva nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos prestadores de serviço dos municípios associados. O programa consiste na realização de serviços de inspeção termográfica em painéis, sistemas e equipamentos elétricos e na coleta de dados para análise de vibração em máquinas rotativas (motores, bombas etc.). O objetivo é identificar problemas de modo a prevenir possíveis falhas, com a recomendação de ações para corrigir desvios encontrados nos equipamentos monitorados.

 

O serviço, realizado por empresa contratada pela ARES-PCJ, fornece relatórios aos prestadores nos quais são descritas a situação dos equipamentos, eventuais falhas identificadas e orientações para correção. Até o momento, os prestadores de serviço atendidos pelo programa foram o DAE Jaguariúna, SAAE Pedreira, SAEMA Araras, SAECIL Leme, SAERP Ribeirão Preto e Ambient Ribeirão Preto. 
 

A Inspeção Preditiva faz parte do planejamento da Diretoria Técnica-Operacional e consta no Programa Anual de Trabalho de 2023, aprovado na 23ª Assembleia Geral Ordinária da ARES-PCJ, realizada em 22/09/2022.