ARES-PCJ participa do XIX Congresso Brasileiro de Ouvidores

Entre os 8 e 10 de agosto de 2016 o Ouvidor da ARES-PCJ, Iuri Botão, representou a Agência Reguladora no XIX Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, onde também palestrou sobre as experiências da Ouvidoria nestes primeiros cinco anos de atividade da ARES-PCJ. O Congresso teve como tema principal “A Ação dos Ouvidores em Defesa dos Direitos” e foi promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores – ABO em parceria com a ABO/MG, no município de Belo Horizonte (MG).

Na noite de segunda-feira, dia 08, após abertura solene, ABO e o Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público, representados pelos respectivos presidentes, Edson Vismona e Dr. Olavo Mascarenhas, assinaram convênio definindo a possibilidade de ações integradas, troca de informações e realização de seminários, com o objetivo de fortalecer a ação da ouvidoria.

Na terça-feira, dia 09, tiveram início as apresentação dos painéis e das oficinas técnicas, onde Botão teve a oportunidade de contar as ações e experiências da Ouvidoria da ARES-PCJ, na oficina técnica “Ouvidorias de Concessionárias e Serviços Públicos”, coordenada pelo Diretor Secretário Geral da ABO Nacional, Mário Sérgio Cardoso.

As demais oficinas e painéis abordaram temas como “Ouvidorias Judiciais”; “Ouvidorias de Empresas Privadas e Organizacionais”; “Ouvidorias Gerais e Públicas”;As Soluções Alternativas de Conflitos nas Empresas e na Administração Pública”; “O Custo do Mau Atendimento para as Empresas e Governos” e “Ação da Ouvidoria no Processo de Integridade das Instituições – Ações de Compliance e o Combate à Corrupção”.

Ao final do encontro foi decidido que o XX Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman será em Foz de Iguaçu, em novembro de 2017.