ARES-PCJ participa do 8º Fórum Mundial da Água

A ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) participou, entre 18 e 22 de março, em Brasília, do 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre o tema água e realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul. Na oportunidade, a Agência, que patrocinou o estande do Consórcio PCJ, enviou comitiva com diretores e funcionários, que, além de adquirirem conhecimentos na área, promoveram palestras e debates.

Segundo o diretor-geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, discutir políticas voltadas ao saneamento básico é de extrema importância, sendo o Fórum Mundial da Água fundamental para que isso seja possível.

“A cada dia surgem novas ideias e soluções a serem expostas quando o assunto é a água, e, no evento, há um intercâmbio muito grande sobre as diferentes realidades e iniciativas acerca do tema”, destacou, acrescentando que as atividades da ARES-PCJ no Fórum contribuíram ainda mais nas discussões sobre o papel das agência reguladoras.

A analista de fiscalização e regulação da ARES-PCJ Thalita Salgado Fagundes apresentou as experiências e resultados do ProEESA (Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água), durante o tópico Compartilhando Soluções e Boas Práticas, no estande do projeto.

O diretor técnico-operacional da ARES-PCJ, Carlos Roberto Gravina, participou de debate sobre inovações da área de saneamento no estande de Portugal, além de ministrar palestra, no estande do Consórcio PCJ, sobre sensibilização para a implantação da tarifa real no setor de saneamento.

Já o diretor administrativo e financeiro da Agência, Carlos Roberto de Oliveira, coordenou as  apresentações das diretorias da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) e WAREG (European Water Regulators), que trabalham na elaboração de Convênio de Cooperação Técnica entre as partes, e participou de encontro institucional com a Funasa, a Embaixada da Itália e o Politecnico di Milano.

A equipe da ARES-PCJ acompanhou ainda o debate Como as Agências Reguladoras da América do Sul e da Europa Poderiam Promover os Direitos Humanos Para a Água e o Saneamento?, entre outras atividades.

O encontro
O Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água e tem o objetivo de discutir as políticas públicas voltada à conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água. Participam do evento, principalmente, profissionais de diversos setores do saneamento e o público interessado no assunto.

 

 

8º Fórum Mundial da Água