ARES-PCJ inicia novo DMC em São Carlos

No dia 14 de janeiro de 2020 teve início o novo projeto do Distrito de Medição e Controle (DMC) em São Carlos, cujo objetivo é a obtenção de dados operacionais para redução de perdas hídricas no DMC. Durante a reunião ocorrida na cidade de Americana foram definidas as atividades que serão desenvolvidas e o cronograma do projeto.

O DMC, situado no Residencial Zavaglia, foi escolhido dentre as alternativas estudadas por ter apresentado maior potencial de recuperação hídrica, possuir 1200 ligações de água e apresentar recorrentes vazamentos, atendendo os requisitos do Termo de Referência de contratação.

Em 06 de fevereiro de 2020 foram instalados o macromedidor de vazão e dois sensores de pressão nos pontos críticos (alto e baixo) da rede de distribuição do Jardim Zavaglia, em São Carlos.

A instalação do macromedidor e dos sensores permite verificar o comportamento do setor. Abaixo, segue exemplo de gráfico produzido pelo sistema:

Linha Preta – monitoramento da vazão
Linha Azul  - pressão à jusante da VRP
Linha Vermelha - pressão à montante da VRP
Linha Verde – pressão no ponto crítico alto
Linha Amarela - pressão no ponto crítico baixo

O monitoramento de dados do projeto acontecerá durante os próximos 30 meses e contará com etapas de controle de pressão, pesquisa e reparo de vazamentos e troca de hidrômetros, cujos resultados serão divulgados oportunamente no site da ARES-PCJ. O grupo de trabalho desse projeto é composto por Daniel Manzi, Daniele Ramirez, Edilincon Albuquerque, da ARES-PCJ, Rogério Bernardes, João Carlos, Luciana Zambon, Cassiano Masiero, do SAAE São Carlos, Gustavo Guzman, Paulo Gonçalves, Ricardo Rodrigues, Ricardo Macieski e Rubens Lousada, da empresa Itron.