ARES-PCJ completa cinco anos de fundação

Neste dia 06 de maio de 2016 a Agência Reguladora de Saneamento Básico das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí completa cinco anos de sua criação. Período, este, de muito trabalho e construção de conhecimento, para consolidar em nossa região primeiro a necessidade e, hoje os primeiros resultados de uma eficiente regulação dos serviços de saneamento básico.

Para celebrar esse momento especial da história da ARES-PCJ, foi realizado, na noite de 05 de maio, no espaço Le Blanc em Americana, um encontro com representantes dos municípios associados à Agência, dirigentes dos prestadores de serviço de saneamento básico regulados pela entidade e parceiros que colaboraram desde a fundação da ARES-PCJ e outros que até hoje estão nos ajudando a sermos cada dia melhores em prol do desenvolvimento do saneamento básico das Bacias PCJ e Região.

Durante o evento foi entregue aos representantes municipais uma medalha em homenagem à confiança depositada na ARES-PCJ no momento em que cada cidade assinou o protocolo de intenções da Agência ou o Convênio de Cooperação.

Receberam também uma homenagem especial, os colaboradores da fundação da ARES-PCJ, o Consórcio PCJ, na pessoa da Subsecretária, Jussara Cordeiro Santos, e a Agência Reguladora de Florianópolis – ARIS, na pessoa do seu Diretor, Ciro Loureiro Rocha.

Lançamento do livro da ARES-PCJ

O evento que celebrou os cinco anos da Agência Reguladora PCJ, foi também um momento histórico para a entidade, pois foi lançado o livro “Regulação do Saneamento Básico: 5 anos de experiência da ARES-PCJ”. 

O livro de exatas 296 páginas, retrata os avanços e as conquistas que foram alcançadas nesse período de cinco anos, com a grande colaboração de profissionais da ARES-PCJ e convidados.

O conteúdo completo do livro poderá ser acessado em nosso site, a partir de segunda-feira, dia 09 de maio.

História da ARES-PCJ

Antes do início formal da constituição da ARES-PCJ houve muita pesquisa em busca de se estabelecer uma solução regional de ponta. Em fevereiro de 2010, no âmbito do Consórcio PCJ, foi discutido se a instituição poderia exercer a função regulatória. Constatada a impossibilidade, por ser uma entidade de direito privado, o próprio Consórcio PCJ se empenhou em propor a melhor alternativa para os municípios.

E foi assim que, em agosto de 2010, foi lançado o Protocolo de Intenções da ARES-PCJ, que levou seis meses até que tivesse, em suas páginas, assinaturas de 22 prefeitos municipais, cuja soma populacional ultrapassava um milhão de habitantes, para finalmente criar a entidade.

Hoje a ARES-PCJ trabalha para mais de 6 milhões habitantes, nos 56 municípios, dentro e fora das Bacias PCJ, que são associados e conveniados à Agência. Buscando a cada dia melhorar a qualidade da prestação de serviços de saneamento básico nessas cidades, por isso já temos 138 resoluções, 610 fiscalizações, 50 ouvidorias itinerantes realizadas, e muito mais vem por ai!

Para comemorar esses 5 anos de existência, hoje está sendo formalizada a aquisição de um prédio comercial, em Americana, para ser a sede própria da Agência Reguladora PCJ.

 

Confira a baixo, fotos do evento que celebrou os cinco anos da ARES-PCJ.

 

Equipe da ARES-PCJ.

 

Medalhas que foram entregue aos municípios, apoiadores e patrocinadores.

 

Início da entrega das medalhas em homenagem aos municípios associados e conveniados à ARES-PCJ.

 

Entrega de medalhas em homenagem aos apoiadores da fundação da ARES-PCJ, Sec. Executiva do Consórcio PCJ, Jussara Cordeiro e Diretor da Agência Reguladora de Florianóplis - ARIS, Ciro Rocha.

 

O Deputado Estadual, Angelo Perugini, também recebe sua homenagem por ter dedicado todo seu empenho na criação da ARES-PCJ, enquanto era presidente do Consórcio PCJ.

 

 

Homenagens aos patrocinadores do evento de cinco anos da ARES-PCJ.

 

 

Autores do livro "Regulação do Saneamento Básico: 5 anos de experiência da ARES-PCJ".