Ações do Programa DMC da ARES-PCJ são concluídas

Na última sexta-feira, dia 07 de outubro de 2016, toda a equipe técnica da Agência Reguladora PCJ esteve reunida com representantes do DAE de Santa Bárbara d’Oeste e da empresa Itron, em Americana. O objetivo do encontro foi analisar as ações aplicadas no Programa de Distrito de Medição e Controle (DMC), que a Agência realiza em parceria com o DAE de Santa Bárbara D’Oeste.

Durante a reunião foram discutidos os resultados obtidos nesse período de nove meses do Programa e também foram avaliadas todas as ações aplicadas para medição e controle de perdas hídricas.

Durante os próximos meses continuarão os trabalhos de acompanhamento e avaliação de desempenho do DMC.

 

Sobre o Programa DMC

O Programa foi iniciado no mês de dezembro de 2015 e realizado pela ARES-PCJ, em parceria com o DAE de Santa Bárbara D’Oeste e a empresa Itron, com objetivo de estudar as melhores abordagens e ações necessárias para reduzir os atuais níveis de perdas hídricas nos municípios associados à Agência.

Através da instalação de macromedidores, registros e válvulas no local escolhido para a aplicação do projeto, a ARES-PCJ e seus parceiros puderam ter acesso aos dados fornecidos por esses equipamentos e buscar e testar ações para controle e redução das perdas hídricas.

 

O projeto da ARES-PCJ é inspirado em modelo semelhante ao realizado no sul da França, mais precisamente na cidade de Saint Ambroix. O Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, e o Diretor Técnico Operacional, Carlos Roberto Gravina, estiveram reunidos com autoridades do setor de saneamento daquela localidade, em 2015, e puderam obter mais informações sobre a aplicação do projeto.