2º ENARMIS reúne 24 reguladoras de saneamento em Campinas

O 2º ENARMIS (Encontro Nacional das Agências Reguladoras Municipais e Intermunicipais de Saneamento) reuniu nesta semana em Campinas 145 participantes ao longo dos três dias de evento, provenientes de 52 municípios, sendo 75 dirigentes e técnicos de 24 agências reguladoras, 40 dirigentes e técnicos de prestadores do serviços de saneamento e 30 representantes de municípios, parceiros e observadores ligados ao setor de saneamento e universidades. O evento foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio pela ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), AGIR (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí) e ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), com apoio da empresa Itron e contou com palestras e apresentações de experiências.

A abertura no dia 24 foi feita pelo prefeito de Vinhedo e presidente da ARES-PCJ, Jaime Cruz, e teve palestra do promotor do GAEMA PCJ / Núcleo Campinas, Rodrigo Sanches Garcia, que falou sobre a agenda do Ministério Público para a Regulação dos Serviços de Saneamento.

A programação do dia 25 teve início com o painel A Regulaçao na Visão dos Prestadores dos Serviços de Saneamento, em que participaram do debate Arly de Lara Romêo, diretor-presidente da SANASA Campinas; Ademir Izidoro, diretor-presidente do SAMAE de Jaraguá do Sul; Fernando Tomaselli, ex-prefeito de Rio dos Cedros e diretor executivo do CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale Itajaí); e João Roberto Rocha Moraes, engenheiro da empresa BRK Ambiental. Na sequência, tiveram início as sessões de apresentação de experiências e troca de informações, que passaram pelas temáticas: normatização, fiscalização, regulação econômica, ouvidoria e controle social.

Nesta sexta-feira, último dia de evento, Murilo Sant'Anna, do Consórcio PCJ, apresentou aos participantes as ações relativas ao 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em 2018, em Brasília (DF). Em seguida foi a vez de Itron e ARES-PCJ compartilharem com os participantes as informações a respeito do DMC (Distrito de Medição e Controle), realizado pelas entidades em conjunto com o DAE do município de Santa Bárbara d'Oeste. O diretor-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, fez a última palestra do evento, ressaltando perspectivas do Governo Federal sobre a regulação do saneamento. Na mesa de encerramento, os diretores da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, e AGIR, Heinrich Luiz Pasold, além do coordenador de normatização da ARIS, Ciro Loureiro Rocha, representando o diretor, Adir Faccio, fizeram um balanço das atividades do 2º ENARMIS, ressaltando a importância da participação das agências e assumindo o compromisso de realizar a terceira edição do evento, em data e local ainda a ser definido.

Confira algumas fotos do evento: