SAAE Salto - Situação da ETA João Jabour permanece crítica após enchente

28/12/2022

-

Salto

 

A inundação que tomou conta da ETA João Jabour após o transbordamento do Ribeirão Buru nesta quarta-feira (28) cessou pouco desde o início da tarde, como é possível ver nesta imagem aérea. O volume de água que invadiu o prédio do SAAE foi tão grande que entrou pelas janelas dos banheiros da estação, que são mais altas, e por pouco não encobriu as portas.

 

A redução do nível de água, com a parada da chuva, tem sido lenta ainda. Equipes do SAAE monitoram à distância a situação e aguardam, agora, que o rio baixe para poder entrar em segurança na ETA e então avaliar os estragos causados por essa enchente – alguns equipamentos, motores e painéis com componentes eletrônicos acabaram encobertos pela água. Também é importante que não chova em grande volume durante esta noite e a madrugada de quinta (29).

 

O abastecimento da região noroeste de Salto continua interrompido, e só será possível estipular uma previsão de retorno do tratamento e distribuição de água após uma avaliação dos danos e o conserto ou substituição das máquinas e aparelhos avariados.

 

O SAAE está com os seus canais de comunicação abertos para atendimento. O telefone é 0800 7796 300 e (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

 

A prioridade para fornecimento emergencial de água será a mesma que consta no Plano de Rodízio, Racionamento e Contingenciamento, que prevê que “em períodos de interrupções mais longas ou falta de água generalizada”, a ordem de abastecimento será, na sequência, para 1) hospitais; 2) centros de saúde municipais; 3) situações de pessoas acamadas e portadoras de necessidades especiais; 4) escolas e creches; e então 5) bairros.