Twitter
Twitter
Twitter

Santa Rita completa 160 anos

22/05/2020 - Santa Rita do Passa Quatro

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Santa Rita do Passa Quatro pelos seus 160 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário na sexta-feira (22/05), é conveniado à ARES-PCJ desde 2016, tendo os serviços de saneamento básico prestados pela COMASA (Companhia Águas de Santa Rita).

História

A cidade  começou a ser habitada ainda no ano de 1820. Em 1860, Ignácio Ribeiro do Vale e seu filho Deocleciano Ribeiro fundaram Santa Rita em terras pertencentes à época, ao Município de São Simão. O povoado recebeu o nome de Santa Rita em homenagem à Rita Ribeiro Vilela, devota de Santa Rita de Cássia e doadora do terreno aonde foi erguida uma pequena capela em homenagem à Santa. A terminação "do Passa Quatro" foi acrescida devido ao riacho que, na época, cruzava a estrada de acesso ao povoado quatro vezes.

Santa Rita do Passa Quatro é um dos doze municípios paulistas considerados Estâncias Climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. O título de estância climática foi designado ao município por meio da Lei n°. 719 de 1° de Julho de 1950.

Tal status garante a esses municípios uma verba específica do Estado para a promoção do turismo regional e para manutenção e melhoria das características ambientais consideradas patrimônio do Estado. Também, o Município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.


Além de possuir as quatro estações bem definidas, a Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro tem em sua extensão territorial rios importantes, como o Mojiguaçu, inúmeras Cachoeiras, o Parque Estadual do Vassununga, a reserva florestal Pé-de-Gigante, que além de abrigarem uma grande variedade de espécies nativas da fauna e flora, abriga um grande acervo de espécies de jequitibás-rosa (cariniana legalis), talvez o maior do mundo. Dentre os jequitibás encontra-se o "Majestoso", uma das maiores e provavelmente a mais longeva árvore do Brasil, com aproximadamente 3.000 anos de idade. (Com informações do site Wikipédia)


.

 

  • 10.888
    seguidores
  • 1.722
    análises de água
  • 58
    municípios associados
  • 140
    ouvidorias itinerantes
  • 3184
    inspeções em fiscalizações
  • NOVO TELEFONE ARES-PCJ  |  19 3471-5100 | OUVIDORIA 0800 77 11445 / Whatsapp da Ouvidoria (19) 99954-2370

ARESPCJ 2015. Todos os direitos reservados.

Cereja.in