Twitter
Twitter
Twitter

ARES-PCJ inicia novo DMC em São Carlos

12/02/2020 - Ares PCJ

No dia 14 de janeiro de 2020 teve início o novo projeto do Distrito de Medição e Controle (DMC) em São Carlos, cujo objetivo é a obtenção de dados operacionais para redução de perdas hídricas no DMC. Durante a reunião ocorrida na cidade de Americana foram definidas as atividades que serão desenvolvidas e o cronograma do projeto.

O DMC, situado no Residencial Zavaglia, foi escolhido dentre as alternativas estudadas por ter apresentado maior potencial de recuperação hídrica, possuir 1200 ligações de água e apresentar recorrentes vazamentos, atendendo os requisitos do Termo de Referência de contratação.

Em 06 de fevereiro de 2020 foram instalados o macromedidor de vazão e dois sensores de pressão nos pontos críticos (alto e baixo) da rede de distribuição do Jardim Zavaglia, em São Carlos.

A instalação do macromedidor e dos sensores permite verificar o comportamento do setor. Abaixo, segue exemplo de gráfico produzido pelo sistema:

Linha Preta – monitoramento da vazão
Linha Azul  - pressão à jusante da VRP
Linha Vermelha - pressão à montante da VRP
Linha Verde – pressão no ponto crítico alto
Linha Amarela - pressão no ponto crítico baixo

O monitoramento de dados do projeto acontecerá durante os próximos 30 meses e contará com etapas de controle de pressão, pesquisa e reparo de vazamentos e troca de hidrômetros, cujos resultados serão divulgados oportunamente no site da ARES-PCJ. O grupo de trabalho desse projeto é composto por Daniel Manzi, Daniele Ramirez, Edilincon Albuquerque, da ARES-PCJ, Rogério Bernardes, João Carlos, Luciana Zambon, Cassiano Masiero, do SAAE São Carlos, Gustavo Guzman, Paulo Gonçalves, Ricardo Rodrigues, Ricardo Macieski e Rubens Lousada, da empresa Itron. 

  • 10.888
    seguidores
  • 1.722
    análises de água
  • 58
    municípios associados
  • 140
    ouvidorias itinerantes
  • 3184
    inspeções em fiscalizações
  • NOVO TELEFONE ARES-PCJ  |  19 3471-5100 | OUVIDORIA 0800 77 11445 / Whatsapp da Ouvidoria (19) 99954-2370

ARESPCJ 2015. Todos os direitos reservados.

Cereja.in