Twitter
Twitter
Twitter

Saneamento básico lidera lista de profissionais satisfeitos

20/02/2018 - Ares PCJ

Nos últimos dois anos, o Brasil caiu para o 15º lugar no ranking de países com profissionais satisfeitos com seus empregos, de acordo com a Randstad, empresa holandesa de recursos humanos. Apesar da queda, os setores de Energia, Mineração e Saneamento Básico são destaque em fazer dos profissionais brasileiros os mais felizes, de acordo com a plataforma Love Mondays em 2017.

Avaliado com nota 3,47 (escala de 1 a 5), o setor de Saneamento, junto aos outros no topo, cumpre a condição de dar satisfação e motivação na profissão. Em entrevista com profissionais da área, a motivação social ao oferecer um serviço essencial para a vida é argumento que impulsiona sua atuação.

Natália Zanetti, 31, engenheira ambiental no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Cerquilho, interessada pela área, revelou o porquê de sua alegria com o setor. “A gente começa a ver alguns sinais, eu lembro no ensino fundamental de ter feito uma maquete de um rio com uma APP (Área de Proteção Permanente)”, conta. Essa é a área responsável por evitar assoreamento no rio, garantindo a qualidade da água para abastecimento.

O acesso à água e a contribuição com a saúde pública por meio do tratamento dos esgotos, além da busca por atender de forma universal a população, geram um sentimento de contribuição e desafio para quem oferece o serviço, de acordo com Thiago Dutra, 33, operador das estações de tratamento de água no SAAE Indaiatuba “Eu posso dizer que não tenho intenção nenhuma de mudar, mas só progredir dentro desse ramo de atividade”, afirma.

Participante na rede de aprendizagem promovida pela ARES-PCJ (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em parceria com o Ministério das Cidades e a Cooperação Alemã, Fernando Finger, engenheiro eletricista no SAAE Atibaia, assim como Natália e Thiago, se dedica a melhorar a eficiência do setor público de saneamento básico. Para ele, “isso move muito a gente (profissionais do saneamento) para dar o melhor a cada dia”.

 

  • 11.007
    seguidores
  • 1564
    análises de água
  • 55
    municípios associados
  • 107
    ouvidorias itinerantes
  • 2575
    inspeções em fiscalizações
  • Telefones ARES-PCJ |  19 3601-8965   |    19 3407-5004    | OUVIDORIA 0800 77 11445 / (19) 99954-2370

ARESPCJ 2015. Todos os direitos reservados.

Cereja.in